EMAIL DE CONTATO

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC: eccprudente2012@gmail.com


Curta a fan page do XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC no Facebook.

Painel Pastoral da Sobriedade

Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC

“A Pastoral da Sobriedade não é abstinência e, sim, o equilíbrio”. É assim que Vera Regina Dias define o movimento da Igreja Católica que nasceu de um desafio lançado pelo papa João Paulo II para que todos lutem contra a dependência química que desestabiliza e destrói famílias brasileiras.
Vera e seu marido, Agnaldo Souza Ribeiro Junior, são coordenadores da Pastoral da Sobriedade na Paróquia São Lucas, em Presidente Prudente, há quatro anos. Atualmente, ajudam pessoas que, como eles, já sofreram muito por causa da dependência química. “Comecei a beber com 14 anos e fiquei nessa vida durante 19 anos. Em 1996, fiquei aproximadamente seis meses em uma casa de recuperação e depois disso nunca mais bebi”, relembra Agnaldo.
Ele reforça a importância da Pastoral mesmo depois de ficar tanto tempo sem beber: “a Pastoral, o apoio da minha família e especial da minha esposa são essenciais, pois com eles eu consigo buscar o equilíbrio, e me manter sem a bebida todo esse tempo”.
O movimento para recuperar as pessoas dos vícios foi implantado na 36ª Assembléia dos Bispos do Brasil, em 1998. A Diocese de Presidente Prudente tem 50 paróquias e atualmente 23 delas possuem a Pastoral da Sobriedade. Na cidade de Prudente, as reuniões ocorrem nas paróquias Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora do Carmo, São Lucas, Santo Antônio, São Francisco de Assis, São Judas Tadeu, São Pedro e São Paulo Apóstolo.
Os encontros acontecem uma vez por semana e duram, no máximo, duas horas. A Pastoral tem um ciclo de três meses e meio e, durante esse período, são discutidos 12 passos: admitir, confiar, entregar, arrepender-se, confessar, renascer, reparar, professar, orar e vigiar, servir, celebrar e festejar. Para participar, basta comparecer às reuniões independentemente do ciclo em que esteja.
De acordo com os coordenadores diocesanos da Pastoral da Sobriedade, Paulo Roberto Pereira da Silva e Cássia Ferreira Duarte Barbosa, “é importante que as pessoas se conscientizem e quebrem o preconceito, pois a Pastoral da Sobriedade acolhe todos aqueles que buscam o equilíbrio em suas vidas e procuram se livrar de algum tipo de dependência, vício, compulsão ou pecado”.
O casal responsável pelo painel da Pastoral da Sobriedade no XX Congresso Nacional do ECC, Gumercindo Carlos dos Santos e Miriam da Silva Santos, completa: “às vezes, nosso pecado é muito maior do que o do dependente químico, por exemplo.”
Resultados
A experiência da diocese prudentina com a Pastoral será compartilhada com católicos de todo o Brasil durante a apresentação de um painel no XX Congresso Nacional do ECC, que será realizado em julho em Presidente Prudente. No evento, 18 painéis com experiências positivas desenvolvidas pela Igreja Católica serão apresentados. Entre os painéis, 13 são projetos bem sucedidos da diocese de Prudente, três foram indicados pela Regional do ECC de São Paulo e dois foram indicados pela Secretaria Nacional do ECC. 

Coordenadora diocesana Cássia Ferreira Duarte Barbosa apresenta atividades desenvolvidas na Pastoral da Sobriedade
Coordenador diocesano da Pastoral da Sobriedade, Paulo Roberto Pereira da Silva, há oito anos se dedica ao grupo

Agnaldo Souza Ribeiro Junior e Vera Regina Dias, coordenadores da Pastoral da Sobriedade, lutaram juntos para vencer a dependência do álcool. 


Um comentário:

  1. Uma pastoral que todos deviriam conhecer!

    Infelizmente as pessoas fazem um pré-julgamento e não entendem o verdadeiro significado da pastoral.

    A Pastoral acolhe todos nós, pecadores...simples assim!

    ResponderExcluir

Seu comentário foi enviado para aprovação.