EMAIL DE CONTATO

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC: eccprudente2012@gmail.com


Curta a fan page do XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC no Facebook.

Painel Formação de Casais Diocesanos

Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC

            Um painel sobre o ECC (Encontro de Casais com Cristo) durante o XX Congresso Nacional do ECC - não podia parecer mais óbvio. O painel Formação para os Conselhos (Arqui)Diocesanos e Setoriais é mais um projeto selecionado para ser apresentado durante o Congresso, que será realizado em Presidente Prudente de 13 a 15 de julho, no Campus II da Unoeste. O tema, sem dúvidas, é de interesse de todos os congressistas que vão participar deste grande evento religioso, uma vez que trata exatamente da preparação e reciclagem da equipe para atuar no ECC.
            Segundo o casal Regional Leste II, Osmar e Zelina de Oliveira Lima, este trabalho tem como base as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja do Brasil (2011-2015 Doc.94/CNBB das (Arqui)Dioceses do Regional Leste II) e o Documento Nacional do ECC. “Preparamos e formamos novos casais, diretores espirituais e dirigentes, reciclando aqueles que estão em atividades nas Paróquias, Comunidades e Conselhos (Arqui)Diocesanos e Setoriais para assumirem com fidelidade as atividades do ECC”, explica o casal.
           A Formação tem como público-alvo casais e diretores espirituais (arqui)diocesanos, casais ligação setoriais, casais representantes das 2ª e 3ª etapas e casais assessores juntos aos conselhos. “O trabalho é realizado em um final de semana, com comunhão e troca de experiências entre os casais e diretores espirituais das (arqui)dioceses e províncias”, explica.
      Objetivos – De acordo com o casal, um dos objetivos principais é motivar os participantes a viverem os cinco pontos básicos da espiritualidade, são eles: doação, pobreza, simplicidade, alegria e oração. “Estes pontos são a tônica do ECC, bem como o Espírito, hierarquia de valores e a missionariedade”, ressalta.
            Durante a formação, busca-se orientar os casais e diretores espirituais na questão dos desvios existentes nos encontros, mostrando que tais condutas descaracterizam o ECC. Em outro momento da formação, os participantes são orientados a engajar os casais que vivenciaram o ECC nas pastorais paroquiais. “Um dos objetivos do ECC é que o casal dê continuidade à vida religiosa, por isso a importância de engajá-los em alguma pastoral. A meta não é o ECC. O ECC é a ponte. A meta é o Reino de Deus em todas as paróquias”, esclarece Osmar e Zelina.
            E como não podia faltar, os participantes da Formação também passam por um momento de estudos do Documento Nacional, onde podem tirar eventuais dúvidas. “Buscamos despertar o interesse dos casais e diretores espirituais em cumprir as normas e dinâmica do ECC, conforme dita o Documento Nacional”, comenta o casal.
            Quem já vivenciou a formação é o casal diocesano Manoel e Maria Angélica de Oliveira, de Uberlândia (MG). “Foi um momento de luz, de muito esclarecimento e orientação. Participar da formação nos permitiu fazer um trabalho no ECC cada vez melhor”, comemora Manoel e Maria Angélica. Para eles, é importante esta orientação e esclarecimento mediante a realidade de cada diocese.
            Serviço – Para mais informações, entre em contato com Osmar e Zelina por meio do telefone (38) 3212-1033.

O casal Osmar e Zelina de Oliveira Lima com o Padre Geraldo, responsáveis pela Regional Leste II (Minas Gerais e Espírito Santo)
Formação para os Conselhos (Arqui)Diocesanos e Setoriais da Província I, realizada em Belo Horizonte, em março deste ano

O casal Manoel e Maria Angélica de Oliveira (de óculos, canto esquerdo) com o Conselho Diocesano de Uberlândia (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado para aprovação.