EMAIL DE CONTATO

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC: eccprudente2012@gmail.com


Curta a fan page do XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC no Facebook.

Painel Famílias em Missão

Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC

“É uma experiência maravilhosa, que você só pode ter conhecimento, depois de dar o primeiro passo”, testemunha o casal Manoel Marques Junior e Mila Franco Gonzales Marques, que participa do projeto de evangelização da Igreja Católica de Presidente Venceslau, desde quando foi criado.
A Pastoral da Visitação de Presidente Venceslau, há um ano e meio, montou uma rede de evangelização com moradores da cidade, que, unidos, saem no seu próprio bairro ou área paroquial para levar a Boa Nova. Essa rede é denominada “Famílias em Missão”. “Venceslau possui uma capela e onze paróquias, então, mapeamos a região e subdividimos as áreas de acordo com a igreja mais próxima. Os grupos evangelizam no lugar onde moram”, explica o coordenador da pastoral e do projeto Julio Cesar da Silva. O objetivo desta organização, segundo o coordenador, é maior eficiência na evangelização, visto que as pessoas conhecem a realidade local onde moram.
As visitas ocorrem de dois em dois meses, mas o objetivo é que esse período caia para uma vez a cada 30 dias. Cada equipe de evangelização é composta por cerca de 50 pessoas.
Todas as pessoas que participam da igreja estão aptas a entrarem para o grupo de evangelização. O curso, que capacita os interessados, promove a experiência pessoal com o querigma (uma pregação para evangelizar, anunciando o essencial da fé cristã) e explica a transmissão da Boa Nova às pessoas. Se ministrado apenas à noite, o curso tem duração de três dias, mas também há a opção de apenas um dia inteiro.
Após a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil de 2011, em Aparecida (SP), onde foi disseminada a ideia de evangelização, a semente do projeto foi plantada em Presidente Venceslau.
Como um dos em frutos já colhidos com este trabalho, Silva ressalta a união e fortalecimento da comunidade. “Realizamos este trabalho envolvendo todas as pastorais, além de promovermos uma interação entre as equipes da igreja, socializamos com a comunidade. E já é possível ver a volta de algumas pessoas que se afastaram da igreja. A chama foi acesa”, conta.
O padre Everton Aparecido da Silva, da Igreja Nossa Senhora Aparecida de Primavera (SP), conheceu o trabalho realizado na comunidade vizinha. “Essa é uma excelente resposta ao pedido da igreja feito no documento de Aparecida. Esta é uma iniciativa que deve ser disseminada”, defende. E completa dizendo que, “todo batizado deve ser missionário, igreja significa o povo de Deus, e estes devem evangelizar”, afirma.
O projeto “Famílias em Missão” vai ser apresentado a todas as dioceses brasileiras durante o XX Congresso Nacional do ECC, que será realizado em Presidente Prudente, de 13 a 15 de julho, no Campus II da Unoeste.
Equipe durante a evangelização em Presidente Venceslau; objetivo é anunciar a palavra de Deus

Os casais Julio Cesar da Silva, Márcia Regina Vieira dos Santos e Manoel Marques Junior e Mila Franco Gonzales Marques, anunciam o querigma por meio das visitas evangelizadoras
No encerramento das visitas é realizada uma procissão no bairro que recebeu o grupo evangelizador 
À frente da Pastoral da Visitação, Julio Cesar da Silva participa da comunidade há dez anos, realizando trabalhos de evangelização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado para aprovação.