EMAIL DE CONTATO

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC: eccprudente2012@gmail.com


Curta a fan page do XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC no Facebook.

Painel Casa da Criança e do Adolescente


Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC

Inicialmente criada para atender crianças com idade entre 6 e 14 anos, o projeto intitulado Casa da Criança e do Adolescente de Pirapozinho é um dos treze painéis da Diocese de Presidente Prudente que serão apresentados no XX Congresso Nacional do ECC (Encontro de Casais com Cristo), que vai ser realizado de 13 a 15 de julho no Campus II da Unoeste.
De acordo com a diretora da entidade Obras Reunidas de Assistência Social São José Operário, a qual o projeto Casa da Criança e do Adolescente pertence, Rita Sapia “os trabalhos começaram em 1992, através do voluntariado de casais encontristas da Igreja Católica. Estes atendiam às crianças que se encontravam em situação de vulnerabilidade, atendendo suas necessidades básicas”.
Após oito anos de atendimento, os responsáveis por este trabalho viram a necessidade de acolher os jovens que completavam a idade máxima do atendimento infantil, criando uma segunda unidade, denominada Dom Bosco, para atender adolescentes de 14 a 17 anos e 11 meses.
Sapia conta que, em 2005, a diretoria deparou-se com outras necessidades: “não bastava nós atendermos às crianças e adolescentes que frequentavam o projeto, era preciso fazer algo pelas famílias mais pobres”. Assim, foi iniciada a construção de algumas moradias para essas famílias, que atualmente também fazem parte dos serviços que a instituição oferece à comunidade.
Com este novo público, a entidade também passou a proporcionar atividades para as mães. “As mães podem participar de cursos e oficinas ministrados na entidade, e a família também tem o acompanhamento da assistente social, assegurando uma transformação completa no ambiente onde a criança e o adolescente vivem”, relata Sapia.
As crianças e os adolescentes beneficiários do projeto só podem participar das atividades em horário inverso ao da escola. Durante o período que permanecem na entidade, realizam tarefas que oferecem qualidade de vida, adquirem informações e preparo, tanto para viver em comunidade, quanto para o mercado de trabalho. Além disso, a instituição proporciona oficinas como corte e costura, decupagem, grafitagem, manicure, bordado, culinária, entre outras.
Entre as diversas atividades que os jovens têm disponíveis, o convênio com o Projeto Guri, que visa o ensinamento musical também faz parte do programa da entidade. Além disso, o incentivo à prática de modalidades esportivas estão inseridas no projeto por meio do programa Atleta do Futuro, graças ao convênio com o Sesi e a Prefeitura de Pirapozinho.
Situação atual
Atualmente, a Casa da Criança e do Adolescente de Pirapozinho atende 90 crianças e adolescentes, além das suas respectivas famílias. Já na unidade Dom Bosco, no momento são 60 adolescentes favorecidos com o projeto, além de 25 que cumprem medidas sócio-educativas de Liberdade Assistida e Prestação de Serviço à Comunidade.
A entidade Obras Reunidas de Assistência Social São José Operário, que abrange tanto a Casa da Criança e do Adolescente, quanto a unidade Dom Bosco, é mantida por meio de convênio com os governos municipal e estadual, conta com doações, contribuições de sócios e auxílio da paróquia de Pirapozinho.

Projeto Casa da Criança e do Adolescente completa 20 anos e atualmente beneficia 90 crianças
Unidade Dom Bosco, que desde 2005 visa preparar os jovens para o mercado de trabalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado para aprovação.