EMAIL DE CONTATO

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC: eccprudente2012@gmail.com


Curta a fan page do XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC no Facebook.

Painel Acampamentos Católicos

Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC

Mudar da água para o vinho. Essa expressão popular é frequentemente utilizada para ilustrar alguma alteração significativa, como o fato de alguém ser ateu e virar religioso. Porém, esse não é apenas um exemplo para a frase inicial do texto, mas sim parte da história de um prudentino. O “culpado” por essa modificação, um acampamento católico, será um dos assuntos tratados no XX Congresso Nacional do Encontro de Casais com Cristo (ECC), que ocorrerá do dia 13 a 15 de julho, em Presidente Prudente.
Eduardo Luiz Trevisani, um dos coordenadores do painel Acampamentos, poderá mostrar a aproximadamente 1.000 representantes de todas as 270 dioceses do Brasil, por que esse movimento mudou tanto a vida dele. Trevisani faz parte de um grupo de pessoas que teve suas vidas modificadas por meio de uma decisão do papa João Paulo II, em 1983.
Naquele ano, o então maior representante católico no mundo decidiu chamar a igreja para um novo desafio. Motivado pela perda de muitos fiéis, o papa queria impulsionar algo novo, criativo, alegre, próximo da realidade das pessoas. O objetivo não era mais somente catequisar, mas sim evangelizar.
A ideia começou a ganhar forma quando o leigo católico José Prado Flores espiritualizou os acampamentos voltados para executivos, que existiam nos Estados Unidos. Até então, trabalhadores norte-americanos passavam alguns dias próximos à natureza, e dinâmicas eram realizadas a fim de motivá-los na vida pessoal, unir a equipe da empresa e, consequentemente, aumentar os lucros. 
No Brasil, os acampamentos católicos surgiram em Niterói (RJ), passaram por Belo Horizonte (MG) e chegaram à região de Presidente Prudente. “Com esses movimentos, a Diocese de Prudente nunca mais foi a mesma. Os acampamentos mudaram não só a vida das pessoas, mas das paróquias e das cidades da nossa região”, comenta Trevisani. Mudança que pode ser sentida nas palavras do estudante Bruno Neves Ribeiro, que fez um acampamento em 2009. “O acampamento foi o instante em que tomei consciência de como estava minha vida, conheci quem são os amigos de verdade, a importância da família, dei sentido a minha vida. Tudo fundamentado em Jesus”, conta Ribeiro.
Várias paróquias de Prudente e região possuem os acampamentos. Eles se dividem em alguns tipos, de acordo com a idade dos participantes, do estado civil e outras características. Existem, por exemplo, o Mirim, Formação de Adolescentes Cristãos (FAC), Jovens e Adolescentes em Missão (Joam), Juvenil, Sênior, Master, Trekking, para casais, noivos, professores, família.
 Serviço – Para saber quais acampamentos estão disponíveis e o telefone das paróquias que possuem esse movimento, a Cúria Diocesana está à disposição, pelo telefone 3918-5000.
O estudante Bruno Neves Ribeiro fez acampamento em 2009

Missa de chegada do 1º Acampamento Joam da Paróquia Menino Jesus de Praga, de Prudente.
Momentos finais do 2º Acampamento Joam da Paróquia Menino Jesus de Praga, de Prudente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado para aprovação.