EMAIL DE CONTATO

EQUIPE DE COMUNICAÇÃO DO XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC: eccprudente2012@gmail.com


Curta a fan page do XX CONGRESSO NACIONAL DO ECC no Facebook.

Painel Acampamento ASP

Equipe de Comunicação do XX Congresso Nacional do ECC

“O sistema carcerário já está formado, não queremos mudá-lo, queremos mudar os corações dos profissionais da área de segurança pública que fazem parte deste sistema, este é um dos objetivos do Acampamento ASP”, afirma o agente de escolta e vigilância penitenciária Valter Ferreira dos Santos, um dos coordenadores do Acampamento ASP (Agentes de Segurança Pública) de Presidente Venceslau.
O Acampamento ASP de Presidente Venceslau nasceu em 2004 e tem como idealizador o padre Wilson Donizete Lobo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Presidente Venceslau. Já passaram pelo acampamento, realizado no centro de formação da Paróquia, aproximadamente 510 pessoas. Entre diversos acampamentos que existe na igreja católica, é o único no Brasil direcionado aos trabalhadores da área de segurança pública, por isso já atraiu pessoas de mais de 25 cidades do Estado de São Paulo para viver esta experiência.
O projeto surgiu inicialmente para atender agentes penitenciários, mas depois se estendeu a policiais militares e civis. Padre Wilson, que trabalha nos presídios há mais de 20 anos, fala do seu sentimento no momento em que enxergou a necessidade do Acampamento ASP: “Fiquei assustado quando tomei consciência do grande número de separações matrimoniais, depressões e dependência químicas, e passei a me questionar o que nós, como Igreja, poderíamos fazer por estes irmãos”.
Alexsandro Aparecido de Moraes, de 33 anos, agente penitenciário há 12 anos, fez o acampamento em abril de 2008. Segundo ele, “o sistema da área de segurança fez com que eu ficasse carrancudo, caminhasse para trás, desvalorizasse e esquecesse minha família e fosse para o álcool, mas o acampamento ASP me transformou, revigorou e hoje eu sou família, vivo para Deus e não vivo sem comunidade. Há quatro anos estou na sobriedade, sem o álcool.”
De acordo com padre Wilson, Alexsandro é apenas um dos diversos testemunhos de vitórias de servidores da área de segurança que fizeram o acampamento. “O fato de levarmos a Boa Nova a estes irmãos traz como consequência uma grande experiência de Deus. Uma vez tocado por Ele a mudança de vida é o resultado do trabalho”, afirma.
Após o acampamento, os participantes continuam vinculados ao projeto. Edinaldo Santana, também coordenador do Acampamento ASP e agente penitenciário, fala que “não basta apenas participar, nós também fazemos um trabalho para que o campista (aquele que participou do acampamento) permaneça fiel no segmento de Jesus, sem dúvida este é o maior desafio, por isso existe uma espiritualidade mensalmente”.
Santos ressalta que “o sistema carcerário faz com que nos tornemos pessoas duras e muitas vezes esquecemos que as pessoas que estão presas também são gente, por isso é necessário tratá-las com respeito e dignidade”. O coordenador reforça a necessidade da humanização do serviço de segurança pública, lembrando que “Deus odeia o pecado, mas ama o pecador”.
Vista aérea do Centro de Formação Nossa Senhora de Fátima, em Presidente Venceslau
Missa de encerramento  com os campistas na Matriz Nossa Senhora de Fátima 
Agente penitenciário Alexsandro Moraes fala das mudanças em sua vida após ter feito o Acampamento ASP em 2008
Valter dos Santos e Edinaldo Santana são coordenadores do Acampamento ASP

Padre Wilson Donizete Lobo celebra missa aos campistas do ASP
Servidores da área de segurança pública acompanham apresentação do projeto à Equipe de Painéis
Kátia e Edvar Pascoal são responsáveis pela apresentação do Painel no XX Congresso Nacional do ECC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário foi enviado para aprovação.